segunda-feira, agosto 30, 2010

Preconceito: Limitação Cultural

   Em mais uma "viagem" a procura de algum conteúdo na TV, encontrei um canal que mostrava crianças de uma tribo indígena, que aprendiam a ler e escrever o português. O professor, também do mesmo povo, quando questionado, disse não se tratar de perder a própria identidade, mas sim de ter a capacidade de registrar informações que permitiriam um maior conhecimento sobre sua cultura, evitando até, que a mesma se perdesse.
   Aprender sobre uma nova cultura para que não se perca a sua própria... Tudo isso me abriu os olhos de um modo fantástico! Até onde vai nossa resistência com o novo, com o que o outro tem a nos oferecer?
   Seja por mania, costume, hábito, equívoco ou preconceito, condenar uma cultura é limitar a capacidade da própria evolução.
   Conhecer o que é novo nunca é negativo. Na pior das hipóteses, ganha-se o conhecimento. E por que não dizer o "auto-conhecimento", afinal, vivenciar algo, muitas vezes nos permite dizer com clareza do que se gosta ou não.
Maria Letícia  -  Jeito Xadrez
   O jeito xadrez talvez seja isso, escolher, mudar de direção, cruzar várias linhas para traçar um novo desenho; vários traços para fazer uma nova arte; as infinitas direções, a ousadia, o não acomodar-se em linha reta. O aceitar que até mesmo as linhas paralelas, que não se cruzam, seguem a mesma direção, num mesmo sentido.
   A chegada dos novos integrantes de "Maria Letícia" veio somar uma nova gama de rítmos, pela bagagem musical e influências das mais diversas, o que torna mais rica e sonora a expressão do grupo, que vê nas diferenças de cada um, a possibilidade de um todo melhor.
   Não é necessário que a individualidade se perca. A magia está em crescer sempre que há a oportunidade de experimetar uma nova cultura, acrescentando a nossa vida aquilo que houver de melhor em nossas descobertas, encarar erros como experiências válidas, e ter sempre a certeza de que a essência é imutável.

Música e Paz!

Foto por K!U.

Um comentário:

  1. é assim mesmo, cada povo com sua cultura, seus costumes e hábitos. o importante disso tudo é poder compartilhar com os demais aquilo que nos é caracteristíco sem nos deixar perder a identidade cultural. o que nos possibilita dentre várias diferenças que possam existirem, somoar idéias e ideais que possam contribuir para um boa evolução, mesmo sabendo que a essência é imutável. por isso, pensemos uns com os outros, pensar com é compartilhar das diferenças culturais sem perder sua raiz.
    Parabéns pra banda, lindo o que escreveu Maria Letícia.

    ResponderExcluir

Deixe-nos sua mensagem, seguida de seu e-mail.
(E-mail é opcional)