domingo, fevereiro 13, 2011

Boneco de Pano

   Eles já estiveram em Capelinha/MG por três vezes. A primeira, em janeiro/2009, na "Festa Hippie". Mas foi somente na segunda apresentação, em julho do mesmo ano, que tive a grande honra de assistí-los, na abertura do já tradicional "Galpão Cutural".
   Um espetáculo! A união do que há de melhor na música popular brasileira com teatro, arte circense e poesia. Me arrependi por ter perdido o primeiro show, mas fiquei muito feliz por terem voltado. Não pelo simples fato da oportunidade de conhecer o trabalho deles, mas porque, se voltaram, houve aceitação do público. E acredito que todo movimento cultural é muito bem vindo, em uma época de supervalorização das "culturas" de massa. Acontecimentos como esse me fazem recobrar a fé, acreditar na arte como possibilidade de rever conceitos, numa descoberta da própria identidade.
   Por algumas vezes, fui convidada a prestigiá-los em shows que aconteceriam em Belo Horizonte/MG, mas as datas sempre coincidiam com apresentações que eu faria, também.
   Tive então, o prazer de vê-los em minha cidade mais uma vez, no Capelinhense Ausente/2010. Dessa vez, em um grande palco, a altura do talento inenarrável deles! Uma data que guardo com imenso carinho. Nos encontramos após o show, conversamos um pouquinho, e foi uma troca de energia fantástica!  Além do mais, o primeiro nariz de palhaço daquele show foi, acidentalmente ou por sorte, meu (rs)! E guardo como recordação de um momento muito bom, por ter apreciado de perto tamanho talento, e feito grandes amigos!
   Eu não poderia deixar de convidá-los ao nosso espaço, pois são a mais pura expressão do que propõe o Mosaico Cultural. Sinto-me honrada em levar até vocês um pouquinho da arte, do talento, da pureza desses meninos - bonecos, desses bonecos de pano e de alma luz!

"A alegria vem através de poesias cantadas
vem de panos que são bonecos
vem de línguas que são de trapo
vem de música e de teatro
Vem de Minas para os Gerais
Trazendo e levando panos culturais"
(Maryanna Assis)

   Os bonecos de pano são uma das mais antigas expressões culturais da humanidade. Dizem que os primeiros surgiram na África. No Brasil, ganhou popularidade entre as crianças pobres, tornando-se objeto da arte popular. O grupo mineiro, como o brinquedo, traz, de forma lúdica e poética a magia das cores através de sons e performances. O espetáculo conta com a maturidade e musicalidade de seus artistas, malabaristas, atores, músicos e poetas que unem em um verdadeiro "liquidificador inteligente" e multicultural uma infinidade de gêneros e rítmos, ligados a intervenções teatrais e circenses. Muito surpreendem pela presença de palco, energia e sensibilidade. O grupo, formado em 2007 por Vitor Soares (Voz e Violão), Daniel Cosso (Bateria e Voz), Mou Freitas (Baixo e Voz) e Lenne Moreira (Percussão), que, para dar vida aos bonecos uniram música a magia do Teatro e do Circo e convidaram para a formação da trupe, os atores circenses Roberto Mamedes, João Cezar, Lucas Pradino, Rodrigo Ferrari, Ana Reis e Anderson Martins. Em pouco tempo resolveram abrilhantar ainda mais os arranjos musicais do espetáculo e convidaram o grande trompetista Maciel de Brito, que ao longo de sua carreira já se apresentou com famosos artistas da música popular brasileira pelo Brasil e pelo mundo, chegando assim ao formato ao qual o Boneco de Pano se apresenta hoje. O roteiro do espetáculo é baseado no "nascimento" do boneco, a descoberta, a vida. O grupo pesquisa o que há de melhor da nostalgia e poesia de autores da música popular e de poetas contemporâneos do nosso país. A trupe retrata marchinhas carnavalescas, cantigas de roda, frevo, fala sobre as vertentes do samba e com essa mistura alcançou o singelismo costurado a força da música brasileira em suas próprias canções intituladas: Carnaval do Futuro (Vitor Soares), Pra Girar (Vitor Soares), O Segredo (Vitor Soares/ Daniel Cosso/ Mou Freitas), Meus Olhares (Vitor Soares), dentre outras que o grupo vem trabalhando em estudio para o lançamento do seu primeiro disco em 2011.

Jeito Xadrez entrevista o grupo Boneco de Pano.

JX: Quando e como surgiu o grupo "Boneco de Pano"?
BP: Foi em 2007, quando eu (Vítor Soares), Mou Freitas e Daniel Cosso queríamos formar uma banda de samba rock. Só que isso já estava bem clichê na grande BH, e então chamamos Lenni Moreira e a trupe de teatro para fazer algo diferente, que despertasse imaginação na platéia. Surgiu assim, o "Boneco de Pano", que já passou por algumas mudanças desde o início.

JX: Acredito que seja inevitável associar o trabalho de vocês ao grupo paulista "O Teatro Mágico". Existe alguma relação, eles foram influência para vocês?
BP: Muito engraçado dizer isso, pois parece até mentira. Já tínhamos ouvido falar, mas o "Boneco de Pano" foi conhecer o trabalho do "Teatro Mágico" quando o espetáculo "Alegria e Poesia" já estava formado e executado em vários shows.

JX: Por que o nome "Boneco de Pano"?
BP: (Risos) ... Era o apelido de um dos integrantes do grupo, o Lenni (percussionista). E também porque tinha haver com a questão arte cultural, pois boneco de pano reflete magia, infância, histórias, etc...

JX: Embora muitas pessoas pensem o contrário, o show de vocês não é somente para crianças. Aliás, o número de pessoas que acompanha o trabalho de vocês é enorme, e não se limita a nenhuma faixa etária. Ao que você atribui essa relação de cumplicidade do público adulto com vocês?
BP: Acho que todo adulto quer ter a criança que existe dentro dele de volta, e o nosso show lhes dá a oportunidade dessa "viagem".

JX: O repertório do show é bem popular. Músicas consagradas do cenário musical brasileiro. Quem são suas influências?
BP: Aconteceu uma mistura de influências, pois eu (Vítor Soares) adoro música brasileira antiga e os outros integrantes também. Formamos o repertório juntos e as influências são muitas: Jackson do Pandeiro, Chico Buarque, Secos e Molhados, Gilberto Gil, Caetano... Os grandes compositores de marchinhas carnavalescas como Joubert de Carvalho e Chiquinha Gonzaga, entre outros.

JX: Você (Vítor Soares) comentou, após o ultimo show em Capelinha/MG, sobre o fato de ser a primeira apresentação dos Bonecos com aquela grande estrutura. Vocês tem mais facilidade de trabalhar em espaços menores? Ou tem como objetivo, de fato, fazer com que a apresentação cresça em elenco e estrutura?
BP: Bom, a estrutura favorece muito para uma boa apresentação do espetáculo/show, mas trabalhamos sim em espaços menores. Acho que para a apresentação crescer em elenco e estrutura, só o tempo poderá nos dizer.

JX: Vocês estão atualmente em estúdio. Quando surgiu a ideia de fazer o disco?
BP: Quando as pessoas que nos acompanham começaram a cobrar músicas próprias para serem ouvidas na Web. Hoje, para o "Boneco de Pano", não faz sentido continuarmos sem divulgar nossas próprias canções.

JX: Estão regravando algo ou será um trabalho autoral?
BP:
Talvez o disco saia com alguma coisa de domínio público, como "Sambalelê", mas até então, a idéia é de um trabalho autoral.

JX: Como foi para o grupo comemorar 03 anos de história?
BP: Muito mágico!! Percebemos que a cada ano o "Boneco de Pano" amadurece, e este amadurecimento está nos levando a uma grande história musical, teatral, poética e circense.

JX: O que o grupo tem reservado para 2011, quais os planos?
BP: Além do disco, o lançamento do site, blog, MySpace... Toda essa mídia digital, para que todos possam conhecer o traballho do "Boneco". Estamos acabando a edição de um vídeo institucional sobre o espetáculo que gravamos no aniversário em BH. Já temos três músicas próprias gravadas ao vivo na Utópica Marcenaria, audio que iremos adicionar no vídeo. Acabamos de sair do estúdio de fotografia! Estamos preparando multimidias com fotos, video, música, reliase, clipings... Esse material fica pronto junto ao vídeo (imagino que em um mês), material muito bonito!

JX: Alguma novidade para os shows?
BP:
Sim!! O guitarrista Marcílio Dias fez a temporada final de shows em 2010, e agora também na temporada 2011, tanto na gravação do disco quanto na turnê que está por vir. Estamos preparando todo o material para o tour 2011, nova roupagem!

JX: Em 2011 continua o "Alegria e Poesia" ou vem um novo espetáculo?
BP: Continua "Alegria e Poesia", porém um pouco mais elaborado. Novo cenário, novo figurino, novas canções. Mas a concepção é a mesma.

JX: Em que se inspira o figurino dos "Bonecos"?
BP: Em cores terra, QUENTE!! Na comédia de'll Arte, e em bonecos (risos).

JX: Vocês tem planos para algum projeto socio cultural vinculado ao nome "Boneco de Pano"?
BP: Sim, com certeza! A idéia é levar o projeto para todas as idades. Com oficinas de circo, teatro e música.

JX: Qual o grande desejo, o grande sonho em comum dos Bonecos que ainda não foi realizado?
BP: Seria compartilhar o espetáculo "Alegria e Poesia" com canções próprias pra toda Minas Gerais e, consequentemente, para o Brasil.

JX: Nós do "Jeito Xadrez" agradecemos imensamente pela atenção... Estamos esperando ansiosos pelas novidades. Desejamos que todos os projetos do grupo se realizem. Muito sucesso, Música e Paz!
BP: Agradecemos de coração pela entrevista e que vocês possam ter muito sucesso com o blog e com seus projetos culturais. Grande abraço!

Saiba mais sobre o trabalho do "Boneco de Pano" através do orkut do grupo!


Entrevista realizada com Daniel Cosso e Vitor Soares.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos sua mensagem, seguida de seu e-mail.
(E-mail é opcional)