sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Vismundo

  "Veja bem o que está por vir! Não poderia ser..."  MELHOR!!!
  Tenho me surpreendido cada vez mais com a música independente vinda do nordeste brasileiro. E com eles não foi diferente.
   Descobri o trabalho da Banda Vismundo por acaso. A primeira vista, fiquei apreensiva, devido a classificação "indie rock". Não sei muito bem o que cada título do rock quer prenunciar, mas tenho uma certa resistência ao rock pesado. Foi só começar a ouvir para perder o "medo", e ter a certeza de que o trabalho deles ganharia um espaço enorme em meus dias!
   Música leve, de bom gosto e bem executada. Sem sombra de dúvidas, uma mistura em doses certas de talento e dedicação.
   Não poderia deixar de apresentá-los aqui no Mosaico Cultural, pela imponência e trabalho singular!
   Influenciados pelo Rock, Bossa Nova e Samba, surge a "Banda Vismundo", um grupo de amigos em torno de um projeto musical incipiente e experimental. O nome advém da obra literária "Uma Vida em Segredo", do autor mineiro Autran Dourado, em que Vismundo é o cachorro de Biela, protagonista da obra. A trajetória profissional do grupo iniciou-se em 2009 no Festival Rock Cordel, promovido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. Dali em diante, as oportunidades levaram "Vismundo" a mostrar a consistência do seu estilo em capitais como Fortaleza e João Pessoa. A idéia é fazer musica autoral expressando as influências e deixando livre o processo de criação.

Jeito Xadrez entrevista: Banda Vismundo.

JX: Sejam bem vindos ao Mosaico Cultural! É um prazer recebê-los no blog "Jeito Xadrez"!!
BV: O prazer é nosso. Estamos muito felizes com o convite do "Jeito Xadrez", e honrados com a oportunidade.

JX: Como surgiu a banda?
BV: A banda surgiu da evolução proveniente de outra já existente. Ronney fazia parte desta outra formação, juntamente com o antigo vocalista. Entretanto, com o amadurecimento dos integrantes e desprendimento da mentalidade para algumas coisas, a proposta se renovou e surgiu o projeto "Vismundo". Logo após, Emerson integrou o grupo e Alysson assumiu a guitarra base e voz.

JX: Qual a atual formação da banda?
BV: Emerson Marvin (baixo); Alysson Dreyffus (voz e guitarra base); Ronney Araújo (voz e guitarra solo). Estes são os integrantes da banda propriamente dita. Os outros músicos não integram o corpo do grupo, que são: baterista, trompetista e trombonista. Dependendo das circunstâncias e necessidades, esses sujeitos se modificam.
JX: Em algum momento vocês trabalharam interpretando canções de outros músicos, ou foi sempre um trabalho autoral?
BV: Trabalhamos sim. No início, nosso equipamento era precário, e todos os integrantes são estudantes universitários. Então, a própria música era a nossa fonte de prazer e de renda. Não tínhamos músicas autorais suficientes para montar um show. Hoje, com equipamentos e material de trabalho (músicas), podemos ficar a vontade para fazer um trabalho 100% autoral.

JX: Todos da banda compõem?
BV: Não. Os compositores, por enquanto, são Ronney e Alysson. Emerson possui algumas melodias, mas ainda não tivemos oportunidade de criar letras que as completassem.

JX: As músicas "Vaga Indecisão", "Boa Nova", "O Desapego" e "Gratidão" tem histórias que se seguem, como capítulos de uma mesma história. Elas são o resultado de uma mesma situação?
BV: Todas elas são composições de Ronney Araújo, mas acredito que a ligação que exista entre elas seja apenas involuntária em virtude de ser o mesmo compositor que as criou. "Vaga Indecisão" é a primogênita, feita em parceria com uma amiga nossa. "O Desapego" e "Gratidão" fazem parte de uma mesma época da vida de Ronney, e "Boa Nova" surgiu um pouco depois. Na verdade, nessa ultima não se trata do mesmo tema das outras três, mas esta é a magia da poesia: o momento dá o sentido às palavras e talvez ouví-las juntas desperte um certo desejo de assiciá-las. Não seria justo destruir a magia impondo as pessoas que a escutam o que o compositor (no caso, Ronney) quis dizer quando escreveu. (risos)

JX: Quais as influências musicais de vocês?
BV: Ah, são muitas as nossas influências! Todos crescemos ouvindo MPB. Alysson e Emerson possuem gostos mais afins; coisas como Zé Ramalho, Zeca Baleiro, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina... Certamente estão entre as listas de músicas deles. Já Ronney conhece tudo isso, mas sempre foi mais envolvido com o lado rock da coisa: The Beatles, The Strokes, Los Hermanos... Ouvimos muito samba e bossa nova também: Toquinho, Chico Buarque, João Gilberto, Vinícius... O samba e a bossa nova se intensificaram no estilo "Vismundo" após a entrada de Alysson, pelo timbre da voz, a forma de cantar e o apego ao que é genuinamente brasileiro. Esta influência trazida por ele estará muito mais evidente em duas das próximas canções que estão sendo gravadas atualmente.

JX: A literatura, além do nome da banda, influencia em algum outro momento do trabalho de vocês?
BV: Com certeza! Diria que a literatura está presente em todo momento das composições. Alysson cresceu ao lado de livros de poetas como Fernando Pessoa, Olavo Bilac, Vinícius de Moraes, e certamente o lirismo existente em nossas músicas é reforçado pelo apreço a boa literatura. O nome "Vismundo" foi encontrado por Ronney em uma das suas leituras.

JX: E o que os levou a adotar esse nome para a banda?
BV: Não procuramos a fundo o que Autran Dourado quis dizer com este nome. Em sua obra era o nome de um cachorro. Achamos interessante porque nos parece um neologismo que remete a visão do mundo, ou seja, o prefixo "vis", que significaria visão, mais a palavra mundo. É um nome que cai bem ao nosso objetivo de mostrar um pouco de nós, das nossas influências, do que o Nordeste possui de bom, através da nossa música.

JX: Vocês começaram o percurso profissional por meio de um festival. Como tem sido o trabalho de vocês, a divulgação, a recepção e reconhecimento das pessoas?
BV: Bem, como toda banda independente, eu diria que não tem sido fácil o trabalho e a divulgação, mas a recepção tem sido surpreendente!! Ainda procuramos participar de festivais que abrem espaço para o rock e contamos com o apoio de amigos produtoresque auxiliam abrindo espaços para "Vismundo". A divulgação tem sido feita principalmente pela internet, que é uma ferramenta poderosa. Pessoas por todos os cantos do país esperam ansiosas para nos ver tocando ao vivo, mas as oportunidades ainda são insatisfatórias.

JX: Como vocês veem essa possibilidade de chegar a tantos estados, somente por meio da internet?
BV: (Risos) ... Não vemos! Acreditamos que não existe esta possibilidade, por isto a procura de outras formas é indispensável. Estamos com apresentações confirmadas em Natal e João Pessoa para breve e certamente a partir desses horizontes surgirão outros. Mas confesso que não somos as pessoas mais indicadas para "fazer acontecer", afinal, o que sabemos fazer é música. Por isto a trajetória de uma banda independente é tão difícil. Mas nós temos fé (risos).

JX: Vocês já pensaram na produção do primeiro disco?
BV: O primeiro disco, a priori, será lançado virtualmente. Tudo indica que contará com 13 músicas e tudo será feito por nós mesmos, com exceção da parte de web designer. Por enquanto este é o nosso foco: trabalhar para construir as gravações o mais breve possível, lançar virtualmente o disco e divulgar o trabalho através de apresentações; primeiramente pelo Nordeste, e quem sabe, surgindo a oportunidade, no restante do país.

JX: Qual a expectativa de vocês com relação a um futuro próximo, para a banda?
BV: Em um futuro próximo, pretendemos ser reconhecidos nos estados do Nordeste, que ficam mais próximos ao nosso: Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Pretendemos fazer um bom número de apresentações em Recife, Fortaleza, João Pessoa e Natal nos próximos semestres. Já não sei mais o que dizer as pessoas que gostam da banda e moram nesses lugares (risos).

JX: Nós agradecemos pela atenção que vocês tiveram conosco, desde o primeiro contato para que participassem do Mosaico Cultural. Agradecemos pela entrevista, e deixamos aqui o convite, para virem divulgar o disco, quando estiver pronto! Desejamos sucesso, Música, Cor, e Paz!
BV: Foi realmente muito gratificante para nós, tanto pela amizade construida quanto pela entrevista em si, estar com o Mosaico Cultural. Esperamos estar em breve dividindo a alegria de ouvir o primeiro disco juntamente com vocês!

"O símbolo da banda é um cachorro, fazendo referência ao livro; com um chapéu, representando o samba e a bossa nova."

Para saber mais sobre o trabalho da Banda Vismundo, acesse: www.palcomp3.com/vismundo


5 comentários:

  1. Adorei o Blog... muitobom ver as bandas independentes terem um espaço pra divulgação e pra gente conhecê-las...
    Quanto a Vismundo, só tenho uma coisa a dizer... tou ansiosa pra q eles venham tocar logo aqui em Jampa... pra cantar as músicas q já conheço e conhecer as músicas novas.

    Parabéns ao Jeito Xadrez
    e
    Sucesso a Vismundo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, estou ansiosa para ver um show da banda vismundo ...sucessoo !

    ResponderExcluir
  3. otima a entrevista...
    adoro a banda vismundo

    ResponderExcluir
  4. Poxa cara, que prazer ver que o vismundo aqui da Paraíba ta com essa moral, fico feliz e confio que uma dia será os nossos Los Hermanos, nao fazendo comparação mas nao há como evitar dizer que essas bandas são maravilhosas. Vismundo o futuro de aguarda.

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista. Ótimo blog. Ótima banda.Persistam no otimo trabalho que vem sendo feito, e o sucesso chega rápido. Aliás, torço por vismundo no RJ rs. Vismundo o futuro te aguarda [2]

    ResponderExcluir

Deixe-nos sua mensagem, seguida de seu e-mail.
(E-mail é opcional)