quarta-feira, abril 27, 2011

Primeiro Dia - Festival de Animação e Arte

   Teve início hoje a programação do "I Festival de Animação e Arte", realizado pelo Grupo Anim'Art.
   Infelizmente, cheguei atrasada, e não pude acompanhar a abertura e a apresentação dos jurados, mas tive o prazer de chegar a tempo de acompanhar a primeira peça!
   A primeira impressão é a que fica, e minha sensação foi de orgulho! Quando cheguei, haviam lugares vazios que foram sumindo aos poucos, com a chegada de mais pessoas. A casa ficou quase completa! E isso em Capelinha é bastante difícil, tendo em vista a falta de interesse das pessoas em participar de eventos culturais como esse!
   Reencontrei alguns amigos que eu não via há algum tempo, mas que estão sempre presentes nesses bons momentos da nossa cidade!
   Quando a luz se apagou, senti uma euforia querendo se formar em mim, como se eu fosse quem estivesse prestes a surgir por trás daquelas longas cortinas em um tom de azul confortável. E lá estavam eles, a postos. Prontos para nos mostrar o que haviam preparado com tamto zêlo. Jurados atentos, público com a respiração suspensa. E o breve instante de silêncio se rompe, começa o espetáculo!
  
Peça: "A Porca e o Santo" - I Ato
Autor: Ariano Suassuna
Ano: 1957
Gênero: Comédia
Resenha: Aborda o tema avareza. É dividida em três atos. Aproxima-se da literatuda de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento, conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano. Apesar de engraçado, o texto tem um fundo filosófico, o que não pode passar despercebido. O texto não se sustenta só com o riso, mas sobretudo pela visão crítica. Suassuna utiliza uma trama muito simples para tratar algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual. Deve-se perceber que o comportamento de Euricão lembra muitos conflitos barrocos de ordem religiosa. No entanto, esse conflito, inerente ao ser humano, chama a atenção pelo fato de o personagem não desfrutar de sua riqueza. Existe uma semelhança da personagem Caroba com Chicó, da obra "O Auto da Compadecida". São dois miseráveis que vivem na astúcia, na inteligência e nas "manobras", uma poderosa artimanha de sobrevivência. Deve-se atentar também para a busca da resposta de Euricão para a pergunta que faz ao constatar que o dinheiro que sempre guardou não vale mais nada: "Um golpe do acaso abriu meus olhos (...). Que quer dizer isso, Santo Antônio? Será que só você tem a resposta?" Ou seja, ou ele evolui e percebe que o dinheiro serve apenas como um "meio" e não um "fim", ou então regredirá mais ainda e jamais entenderá o que aconteceu, vivendo eternamente uma ilusão. Esse é o momento em que ele terá que escolher entre o discernimento e a loucura: entre o permanente e o efêmero. Segundo o autor, O Santo e a Porca não é uma obra original sua, mas sim uma adaptação de Plauto, escritor latino do período antes de Cristo. Na peça Aululária, o protagonista é "Euclião", que encontra uma panela de ouro deixada por seu avô. Esse "achado" aliado ao casamento de sua filha com um velho rico origina o mote central de um texto ágil cheio de encontros, desencontros e ambiguidades. Suassuna adaptou o texto de Plauto, mas desenvolveu uma releitura dentro do contexto nordestino da literatura de cordel e criou uma trama mais complicada. O Santo e a Porca é um texto escrito para teatro bastante fácil, mas é preciso prestar atenção nas rubricas (indicações entre parênteses). Elas acabam fazendo o papel do narrador e dão o "tom" da cena.
Personagens: As personagens estão intimamente ligadas ao enredo, e vice-versa. Estas são as duas forças principais que regem um texto dramático. São elas:

Euricão - "Engole Cobra", Eurico Árabe; é o protagonista da peça; é pai de Margarida e irmão de Benona; personagem avarento.

Porca - Oposição do profano frente ao religioso (Sto. Antônio); é o objeto de cobiça; representa a avareza de Euricão, um dos 7 pecados capitais.

Santo Antônio - santo casamenteiro, "achador" e popular; santo de devoção de Euricão; representação do sagrado e da fé.

Margarida - "flor bucólica"; filha de Euricão (a filha é o patrimônio do pai, é noiva de Dodó; personagem que desencadeia dois pólos de interesse: material (Euricão) e sentimental (Eudoro e Dodó).

Benona - alusão à personagem de Plauto, Eunomia do grego EUNOMÍA (ordem bem regulada); é irmã de Euricão, ex-noiva de Eudoro; representa os pudores e os recatos.

Caroba - "árvore grande e forte"; empregada de Euricão; é a personagem que desenvolve toda a rede de intrigas que envolve os casamentos.

Pinhão - "fruto rústico"; empregado de Eudoro; é noivo de Caroba; representa a busca da liberdade.

Eudoro - "EÚDOROS"- composto por “eú” (bom,bem) e de “dôron” (o generoso); pai de Dodó; é ex-noivo de Benona e pretendente de Margarida; representa a burguesia.

Dodó - redução do nome Eudoro (indica a submissão do filho ao pai); é o filho de Eudoro; noivo de Margarida.
Elenco:
- Caio Amadeu Oliveira Mairão
- Danielli de Cássia Guedes
- Dayane Ferreira de Jesus
- Dharlen Oliveira Martins
- Jaqueline Gomes
- Pedro Augusto Xavier Viana
- Thiago Antunes Santos
Direção: Buxexa.


Veja mais fotos em http://www.regiscap1.wordpress.com/

Um comentário:

Deixe-nos sua mensagem, seguida de seu e-mail.
(E-mail é opcional)